quarta-feira, 3 de junho de 2015

Família e Educação

  Desde   pequena   ouvia   meus   pais   comentarem: “A educação vem de casa, os filhos demonstram quem são os pais”.
  Hoje tenho 48 anos, tenho dois filhos e posso entender o quanto isto é verdade, a educação de nossos filhos é adquirida pelo que a família ensina às crianças; os pais devem ensinar os seus  filhos, desde os primeiros passos, a ter responsabilidade, a cumprir com o que promete (ter palavra), a ter boas maneiras, hábitos saudáveis e todas as atitudes corretas, notórias na sociedade.
  Vejo que hoje houve a  inversão do papel  de educar, os pais, devido  a  correria  do  dia-a-dia,  não ensinam  seus   filhos   e deixam para a escola cumprir  com essa  tarefa.  Como  resultado, temos uma “sociedade deformada” por   jovens e adultos que na grande maioria não tem responsabilidade, nem honestidade.
  A função da escola é complementar a educação recebida em casa, mas se a criança não é educada pela família, como vai conseguir ser um adulto educado e  honesto no futuro? Infelizmente, quando os pais estão presentes fisicamente, mas ausentes na vida dos filhos, é impossível que a escola consiga. Nossos filhos passam 4 horas na escola e 20 horas em casa. Analise o exemplo: A professora ensina a pronúncia correta da palavra “trouxe”; quando o aluno chega em casa ouve, o resto do dia,  o pai  ou a mãe dizer “truche”, com certeza a criança vai pronunciar  a palavra de  forma errada porque  foram 20 horas de aprendizado   em  casa   e  apenas 4  horas na escola. E assim acontece com as atitudes, não adianta eles aprenderem na escola que não se deve mentir, se chegam em casa, alguém bate à porta, a mãe diz: -Se  for  a  fulana,  diz  que não estou. As crianças crescem repetindo as palavras e as atitudes que ouvem e veem na família.
  Muitos pais  largam a criança na escola e não dedicam tempo para educar, transferem toda responsabilidade e pensam que a  formação do  filho é suficiente para o  futuro. Qual o resultado?Profissionais irresponsáveis, corruptos e enganadores, isso quando conseguem se formar, quando a   carreira profissional   não   é interrompida pela drogas, pela prostituição e pelo crime.
  Sabemos que a  tarefa de educar os  filhos   não é  fácil, nem se resume apenas em conversar com a criança, vai mais além, as atitudes dos pais devem  ser exemplos de bons cidadãos. 
 É preciso que haja uma conscientização na família e todos invistam no ensino dos filhos para que tenhamos uma sociedade “saudável”. Com governantes, políticos e profissionais honestos, com cidadãos merecedores de confiança.
  A união da  família e da escola na educação das nossas crianças é fundamental para a formação de um mundo melhor.

Cremilda Lopes de Freitas
Mãe da Yane

4 comentários:

  1. Gostei muito de ler e saber tua opinião sobre a educação, Cremilda.
    Obrigada pela participação no nossa blog

    ResponderExcluir
  2. De tudo que discutimos na educação, esse seu ponto é o que mais debatemos!!! A educação vem de casa...nossa meta é ensinar, transmitir conhecimento, torná-los críticos e ótimos leitores!!! Pais façamos a diferença juntos!!!! Parabéns Cremilda!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Cremilda, fiquei sem palavras frente ao teu relato. De tudo que aprendi nas cadeiras didáticas na faculdade e como professora da rede pública e privada de ensino, essa é a questão que mais me angustia como profissional da educação; nós professores temos o dever de compartilhar o conhecimento cientifico, e devemos ser exemplos aos nossos alunos, no entanto o dever de ensinar os valores primordiais é da família. Por isso, ao ler teu relato fico tão feliz, pois sei que com o apoio da família poderei de fato contribuir na trajetória da Yane.
    Que bom seria se todos os responsáveis pelos jovens de hoje tivessem essa tua visão!
    Muito obrigada pela tua participação!
    Prof Cris

    ResponderExcluir