quinta-feira, 4 de junho de 2015

Família, escola e educação

  Olá pessoal, gostaria de dividir com vocês minhas experiências vividas durante meus 56 anos, dos quais passei por varias mudanças no ensino desde a época do terrível exame de admissão, onde se fazia a passagem do primário composto por cinco anos para o ginásio mais três anos. Este exame era quase um diferencial daqueles que iriam continuar estudando e aqueles que paravam por ali, e grande parte dos alunos que não conseguiam passar, acabavam desistindo dos estudos. Os que passavam pelo ginásio enfrentavam o científico ou o clássico, este último seria equivalente aos cursos técnicos de hoje, ambos eram compostos por 3 anos. Depois veio a época do primeiro grau que possuía 8 anos e do segundo grau que possuía 3 anos, havendo a possibilidade do aluno optar pelos cursos técnicos, e por fim a última mudança, com a criação do nono ano do ensino fundamental. Destas várias passagens podemos notar o quanto o modo de ensinar mudou, eu hoje encontro bastante dificuldade de auxiliar meus dois filhos, pois o modo como eu aprendi não é mais aplicado, hoje o aluno aprende de um modo muito mais didático, os métodos de aprendizagem são mais simples e o aluno consegue captar os conteúdos com mais rapidez além de desenvolver muito mais o raciocínio. Com isso, se tem que com o passar do tempo à evolução das maneiras didáticas são benéficas ao estudante, pois com menos tempo é possível aprender mais com maior acessibilidade. Assim, espero ter contribuído com vocês, aqueles que tiveram estas experiências, para relembrar, os que não passaram por essas fases, saibam como o ensino mudou e dependendo do ponto de vista, o quanto ele evolui. Há algum tempo gostaria de comentar o quanto o professor é importante nas nossas vidas, pois a grande parte do que sabemos devemos a eles, então garotada de hoje, respeite e admirem seus professores.

Abraço a todos.

Pai do Marcelo Silva.

5 comentários:

  1. Realmente agora, além da facilidade de entrar numa escola e até na universidade, as disciplinas estão mais simplificadas e voltadas para o dia a dia. Mas ainda gosto de pensar que nem tudo mudou. Nosso ensino fundamental prepara os alunos para o ensino médio, onde eles começarão a elaborar as ideias para a vida profissional. Então tudo é válido, até o que eles perguntam: "Para que eu uso isso mesmo?". Usam para o conhecimento, para a lógica e para o aprendizado de que existem coisas que nunca usaremos, mas que estão inseridas em alguma área do conhecimento. Obrigada Renato pelo seu relato!!! Participe sempre do nosso projeto!!!!

    ResponderExcluir
  2. Renato, que bom ler a tua postagem! eu não sou do tempo do exame de admissão, no entanto como professora de EJA, tenho alunos que não seguiram seus estudos em virtude disso.
    Concordo com a Veri. Também gosto de pensar que nem tudo mudou. Entretanto hoje tentamos valorizar o contexto que nossos alunos estão inseridos, tornando o ensino mais significativo para eles.
    Fique a vontade para sempre compartilhar conosco tuas ideias, esse espaço é para isso mesmo.
    Obrigada pela tua participação no projeto.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Renato, eu sou do tempo que para entrarmos em uma escola privada aqui de Rio Grande fazíamos o exame de admissão e a partir dele eram selecionados os melhores para fazerem parte dessa instituição. A educação naquela época era vista com outros olhos, hoje posso te dizer que os diferentes métodos de ensino ajudou e muito para que "todos" de certa forma tivesse a oportunidade de aprender. Vejo, também que aquela Escola tecnicista de antes está retornando aos poucos com todo gás e não sou totalmente contrária a isso, até porque são esses cursos técnicos que ainda colocam muita gente no mercado de trabalho.
    Obrigada pela colaboração!!! O Blog e a escola estão abertos para esse diálogo como vocês!!! Abç Aline.

    ResponderExcluir