A arte rupestre era um tipo de arte utilizado pelos antigos humanos e eram feitas em paredes e tetos de cavernas, em abrigos rochosos ou até em superfícies de rochas ao ar livre o termo rupestre vem do francês significa “gravação” ou “traçado” fazendo referência direta às técnicas empregadas nas pinturas que representam esse tipo de expressão artística. Atualmente, algumas estatísticas indicam a existência de aproximadamente 400 mil sítios arqueológicos com Arte rupestre ao redor de todo o mundo. A África, principalmente nas regiões sul e do Deserto do Saara, concentra a maior quantidade de pinturas e gravuras desse tipo. No Brasil, a Arte rupestre é abundante nos sítios arqueológicos encontrados na região do Parque Nacional da Serra da Capivara, onde está o grande sítio de São Raimundo Nonato, localizado no estado do Piauí.
A arte rupestre divide-se em dois tipos a pintura rupestre pinturas feitas com pigmentos (sangue de animais, saliva, fragmentos de rochas, argila, etc.), e a gravura rupestre desenhos esculpidos na rocha.
A arte rupestre tem vários estilos, mas sempre retratando a figura de pessoas e animais às vezes também plantas. A interpretação da arte rupestre é complicada, mas acreditasse que seja uma atividade que relatava seu cotidiano (cenas de caça, alimentação, danças, rituais religiosos, etc.).
A arte rupestre é uma arte muito admirada pelo seu apelo visual. Por esse motivo muitos estudiosos comparam esta arte com a arte como hoje é utilizada, mas atualmente há a tendência de mudar o nome “Arte rupestre” por “registro rupestre”.
Bruno - 7º Ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário