sexta-feira, 14 de agosto de 2015

A Espanha e seus costumes...


Vestimenta


A maior parte dos espanhóis tem um gosto moderno para se vestir, embora algumas das aldeias menores possam reprovar roupas curtas ou justas demais. Espanhóis mais velhos mantêm hábitos de vestir mais conservadores. Ao vestir roupas mais tradicionais da Espanha em feriados, casamentos ou festivais religiosos, muitas mulheres usam um pente ornamental conhecido como "La Peineta". Estes pentes muitas vezes seguram um longo véu.

 Flamenco e touradas

A dança flamenca é parte da cultura espanhola desde o século 16, originária dos ciganos da região Andalucia. Dançarinos de flamenco, em sua maioria mulheres, dançam vestindo roupas de cores fortes, com babados que se movem enquanto rodam e dançam com a música flamenca tradicional. Muitas vezes, a música e a dança flamencas são passadas de geração em geração na família. A tourada, embora controversa, permanece sendo uma tradição espanhola desde os tempos antigos. Os espanhóis referem-se a essa tradição como "Fiesta Nacional", ou o esporte nacional. Cada tourada é conhecida como uma "corrida". Muitas regiões da Espanha fazem touradas para plateias semanalmente.
Direitos iguais
A Espanha costumava operar sob a cultura de dominância masculina, ou machismo. Recentemente, o país tem se tornado mais igualitário, com mulheres presentes em instituições de ensino superior e na força de trabalho. O país também tem mais direitos de igualdade para homossexuais, incluindo a legalização do casamento gay.

Dança clássica espanhola
Como quase todos os outros tipos de dança popularizados em todo o mundo atualmente, a dança clássica espanhola tem suas raízes no balé clássico. Apesar do fato de o balé clássico ter surgido na Itália, sua estrutura e linhas corporais foram rapidamente adotadas por bailarinos espanhóis. As apresentações de dança envolvem coreografias intrincadas nas músicas de compositores espanhóis como Manuel de Falla, Albéniz, Granados e Turina. Ela incorpora também elementos da dança flamenca.

Castanholas
A castanholas é uma dança espanhola que não usa somente o corpo para fazer ritmo, mas também incorpora instrumentos de percussão para a performance. A dança envolve movimentos semelhantes à dança flamenca com movimentos afiados de cabeça, do tronco e dos pés, mas combina o uso de um par de castanholas para adicionar um som de címbalo à dança. As castanholas são feitas de madeira, marfim ou às vezes de plástico, e se assemelham a uma casca de ovo oca. Cada uma é colocada em cada lado, e elas são batidas em conjunto, como címbalos nas mãos.

Flamenco
Com raízes na dança litúrgica espanhola do século 15, o flamenco é conhecido como a forma mais intensa da dança espanhola. O estilo envolve uma complexa série de passos rápidos e pisadas combinadas com movimentos de cabeça, braços e da parte superior do corpo. A imagem de uma dançarina de flamenco, com seu traje de saias em camadas e rendas, é a descrição mais comumente usada para uma dançarina espanhola. Flamenco e salsa são as vezes confundidos, mas na realidade são muito diferentes.
Bolero
O estilo de dança bolero é excitante e irresistível para se assistir, caracterizado por movimentos fluidos entrelaçados com pausas metódicas e rápidas, com voltas inesperadas. Historicamente, a dança bolero foi caracterizada como entretenimento para multidões que vieram para assistir as touradas na Espanha. Os carnavais na cidade espanhola de Sevilha eram locais populares para apresentações femininas da dança, que muitas vezes, era o principal evento das celebrações do povo espanhol.

Nome: Ketllen Souza.           
Texto sem informações bibliográficas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário