A cidade mais antiga do Rio Grande do Sul foi fundada com a chegada, em 19 de fevereiro de 1737, do Brigadeiro José da Silva Paes, que comandava uma expedição militar portuguesa, destinada a assegurar aos lusitanos, a posse de terras no Sul do Brasil, objeto de disputa entre Portugal e Espanha, materializada em batalhas, onde se defrontavam luso-brasileiros e castelhanos em terras hoje gaúchas e uruguaias.
Ponto estratégico para a consecução dos objetivos de denominação lusa, a Barra do Rio Grande de São Pedro, constituía-se no acesso ideal para que aqui se instalasse um reduto militar que, efetivamente, garantisse a presença portuguesa no Sul, mesmo após a queda da Colônia do Sacramento.
Em 1737, o Brigadeiro José da Silva Paes transpôs a Barra do Rio Grande de São Pedro, aqui fundando o presídio do Rio Grande, e erguendo o Forte Jesus, Maria e José. Nascia assim a primeira povoação do Rio Grande do Sul. Em 1751, o povoado foi elevado à condição de vila.
Com o crescimento da vila, em 1760 o Rio Grande, que até então estava sujeito a Capitania de Santa Catarina, passou a ser a Capital da nova Organização Administrativa, a Capitania do Rio Grande de São Pedro.
Mas os conflitos entre Portugal e Espanha, por disputa de terras no extremo sul, ainda eram constantes. Assim, a vila foi ocupada pelos Espanhóis em 1763, que aqui permaneceram por 13 anos, quando em abril de 1776, o Governo Português reconquistou a Vila, graças a ação do Sargento-Mor Rafael Pinto Bandeira.
Quando a vila se torna cidade
No dia 27 de junho de 1835 a vila do Rio Grande de São Pedro passou a ser considerada cidade, categoria à qual já pertencia Porto Alegre, na condição de capital da Província.
Monumento ao Brigadeiro José da Silva Paes
Brigadeiro José da Silva Paes foi o fundador da Cidade do Rio Grande em 19 de fevereiro de 1737.
O monumento, localizado na praça Xavier Ferreira, no centro histórico, ostenta uma coluna de pedra com oito metros de altura, frente da qual se vê a figura do brigadeiro em uniforme de gala. Ao seu lado, um grupo de personagens representa os construtores da nova pátria: soldados, escravos, índios e obreiros brancos em homenagem às três raças que forjaram a grandeza do Brasil.
No mês de setembro, comemoramos a Revolução Farroupilha, um dos principais acontecimentos históricos do nosso estado. Em razão disso, nosso grupo escolheu abordar na disciplina de história, este breve histórico da cidade do Rio Grande, pois esta é a mais antiga cidade do estado do Rio Grande do Sul, e achamos importante compartilharmos com nossos colegas, pais, professores e demais leitores do blog da escola a história do nosso município, berço do estado gaúcho.
Alunos do 8° ano: Ana Clara. João Vitor, Jonathan e Maria Eduarda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário