sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Um jeito divertido de aprender matemática.

Os desafios de adivinhar números
        
          Livros do século XII já faziam referência a jogos de adivinhação numérica como uma atividade comum entre as pessoas. Funciona assim: uma pessoa pede a outra que pense em um número e, depois de alguns comandos, a primeira pessoa adivinha o resultado a que a outra chegou.

          Vamos jogar um pouco? Pegue papel e lápis, se desejar, e mãos à obra!




-Pense em um número.
-Multiplique por 2.
-Some por 5.
-Eleve ao quadrado.
-Divida por 4.
-Subtraia o quadrado do número em que você pensou.
-E, para terminar, subtraia o quíntuplo do número em que você pensou.  



-Pense em um número que representa a sua idade.
-Subtraia por 1
-Multiplique por 2.
-E, finalmente, some a sua idade.
-Quanto deu?
-A sua idade é dada pela terça parte da soma desse resultado com 2.


Os alunos do 8º ano, Aesha, Lauren, Emilly, Kennedy, Marcelo e a aluna do 9º ano Inaê.
A matemática é uma das matérias mais importante da nossa vida, pois usaremos ela como uma importante ferramenta de trabalho, hoje e futuramente.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Breve histórico da cidade do Rio Grande!


A cidade mais antiga do Rio Grande do Sul foi fundada com a chegada, em 19 de fevereiro de 1737, do Brigadeiro José da Silva Paes, que comandava uma expedição militar portuguesa, destinada a assegurar aos lusitanos, a posse de terras no Sul do Brasil, objeto de disputa entre Portugal e Espanha, materializada em batalhas, onde se defrontavam luso-brasileiros e castelhanos em terras hoje gaúchas e uruguaias.
Ponto estratégico para a consecução dos objetivos de denominação lusa, a Barra do Rio Grande de São Pedro, constituía-se no acesso ideal para que aqui se instalasse um reduto militar que, efetivamente, garantisse a presença portuguesa no Sul, mesmo após a queda da Colônia do Sacramento.
Em 1737, o Brigadeiro José da Silva Paes transpôs a Barra do Rio Grande de São Pedro, aqui fundando o presídio do Rio Grande, e erguendo o Forte Jesus, Maria e José. Nascia assim a primeira povoação do Rio Grande do Sul. Em 1751, o povoado foi elevado à condição de vila.
Com o crescimento da vila, em 1760 o Rio Grande, que até então estava sujeito a Capitania de Santa Catarina, passou a ser a Capital da nova Organização Administrativa, a Capitania do Rio Grande de São Pedro.
Mas os conflitos entre Portugal e Espanha, por disputa de terras no extremo sul, ainda eram constantes. Assim, a vila foi ocupada pelos Espanhóis em 1763, que aqui permaneceram por 13 anos, quando em abril de 1776, o Governo Português reconquistou a Vila, graças a ação do Sargento-Mor Rafael Pinto Bandeira.

Quando a vila se torna cidade


No dia 27 de junho de 1835 a vila do Rio Grande de São Pedro passou a ser considerada cidade, categoria à qual já pertencia Porto Alegre, na condição de capital da Província.


                                www.skyscrapercity.com

Monumento ao Brigadeiro José da Silva Paes

Brigadeiro José da Silva Paes foi o fundador da Cidade do Rio Grande em 19 de fevereiro de 1737.
O monumento, localizado na praça Xavier Ferreira, no centro histórico, ostenta uma coluna de pedra com oito metros de altura, frente da qual se vê a figura do brigadeiro em uniforme de gala. Ao seu lado, um grupo de personagens representa os construtores da nova pátria: soldados, escravos, índios e obreiros brancos em homenagem às três raças que forjaram a grandeza do Brasil.



No mês de setembro, comemoramos a Revolução Farroupilha, um dos principais acontecimentos históricos do nosso estado. Em razão disso, nosso grupo escolheu abordar na disciplina de história, este breve histórico da cidade do  Rio Grande, pois esta é a mais antiga cidade do estado do Rio Grande do Sul, e achamos importante compartilharmos com nossos colegas, pais, professores e demais leitores do blog da escola a história do nosso município, berço do estado gaúcho.

Alunos do 8° ano: Ana Clara. João Vitor, Jonathan e Maria Eduarda.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

VIDA & SAÚDE NA ADOLESCÊNCIA

Um estilo de vida ativo em crianças e adolescentes com maior nível de atividade física, contribui para melhorar o perfil metabólico e reduzir a probabilidade de obesidade. Ainda, é mais provável que uma criança fisicamente ativa se torne um adulto também ativo, contribuindo desta forma para uma melhor qualidade de vida.
Sendo assim, procuro levar uma vida saudável através de atividades que ocupam meu tempo após mais um dia de Escola.

Ballet => Amo muito e por isso me esforço em todos os ensaios para tentar chegar a perfeição!!!



Em cada passo percorremos diversos Caminhos,
Em cada giro viajamos o Mundo,
Em cada olhar transmitimos Desejos,
Em cada toque multiplicamos Emoções,
Em cada queda transcendemos a Emoção,

Em cada Dança, Sonhamos com os Pés no Chão.
Pilates => Desde os 3 meses de idade sempre fiz Fisioterapia, ocasionado por algumas complicações da minha Prematuridade. Os anos foram passando e há 3 anos conheci o Pilates, virou uma paixão. Mesmo quando estou de férias, 2 vezes por semana tenho que fazer os exercícios porque meu corpo sente falta, caso contrário, começo a sentir dores nas costas.




Para termos Força, é preciso Equilíbrio,
Para termos Postura, é preciso Disciplina,
Para termos Saúde, é preciso Prevenção.
 
Música => Momento que esqueço tudo e flutuo através do som dos instrumentos. É através do som dos instrumentos que o verdadeiro músico toca a alma e o coração das pessoas. Atualmente toco violão e guitarra, mas não quero parar por aí.


Aventura => Essa é a hora que consigo unir todos os meus treinamentos acima citados com a alegria de ser criança. Adoramos viajar, conhecer novos lugares e culturas diferentes e é logico, sempre com um toque de aventura.
Achei legal compartilhar neste Blog, como o meu tempo é ocupado durante a tarde, final de semana e férias, sem esquecer que sou uma adolescente e por este motivo, também arrumo tempo para estudar, brincar, assistir TV e se conectar com o Mundo através do meu celular e meu tablete.
Cada pessoa tem que procurar o que é melhor para você, eu já me encontrei. E você, já se encontrou? Está esperando o que? Aproveite e curta muito a vida!!!!

Nós Pais da aluna Maria Eduarda Garcia - 7º Ano, apoiamos e incentivamos para que cada vez mais, ela supere seus limites e consiga alcançar seus objetivos.

Educação

Olá, sou Carlos Daniel pai de Ícaro Teixeira Monteiro de 12 anos aluno do 7° ano, venho parabenizar a escola pela grande iniciativa do blog. Venho notado um aumento no interesse de meu filho toda vez que é passado um trabalho em equipe, interesse esse que se reflete no dia a dia em casa com curiosidade e descobertas, é através disso que tenho uma certeza absoluta que a educação em casa somada a educação escolar é a base e o alicerce para edificarmos um futuro promissor, formando uma geração melhor.
Tendo em vista tanta desigualdade intolerância, falta de zelo, respeito e preconceitos na nossa sociedade, venho ressaltar a importância na formação do caráter de nossas crianças e adolescentes, é de total responsabilidade dos pais e intransferível essa incumbência. Devemos sim formar e preparar os nossos filhos para a vida lá fora, mas, partindo do principio o respeito ao próximo sendo ele de qualquer classe, credo, raça ou sexo, e com o apoio da escola que tem um papel muito importante no ensino e na formação acadêmica. Se plantarmos essa semente e a cultivar todos os dias teremos sim um futuro promissor para essa nova geração. 

O que é Axiologia?

O que é Axiologia?

por Artur Antelo - 7º ano
Escola Hebe Marsiglia

EDUCAR PELO AMOR

Meu nome é Cristhiane Teixeira Antelo, sou mãe do Artur Antelo de 13 anos, do 7º ano. Sou professora especializada em Arteterapia e Orientação Educacional e leciono na rede estadual de ensino. Tanto como mãe quanto como professora eu considero a educação ferramenta fundamental para a formação de um ser humano. A escola tem o poder de dar asas, ampliar o olhar, abrir caminhos, proporcionar socialização e preparar para a vida.

Mas precisamos lembrar que a educação enquanto alicerce de um ser humano inicia em casa, quando os pais definem os limites, impulsionam a criança para viver os valores morais dando exemplos, esclarecendo sobre as dificuldades do mundo, preparando os filhos para que se tornem independentes, mostrando a importância de ver o outro com igualdade e solidariedade. À escola cabe assegurar que esses valores já implantados pelos pais sejam trabalhados através de projetos e vivenciados na socialização entre os alunos.

Dessa forma, tanto os pais quanto a escola têm compromisso com a educação desses indivíduos com peculiaridades tão diferentes e ao mesmo tempo com características tão afins. Mas uma coisa é unânime: qualquer que seja a personalidade de uma criança ou adolescente, é preciso que se ensine valores morais. Em um mundo tão competitivo onde pessoas só pensam em tirar vantagem e ser melhor que o outro, ter sucesso na carreira e ganhar cada vez mais, nossos filhos e alunos estão crescendo doentes, inseguros e depressivos. Fico impressionada quando converso com mães de crianças e alunos adolescentes e ouço tantos relatos de uso de medicação controlada. E isso tudo é fruto da sociedade conturbada em que vivemos. Cada vez trabalhamos mais para adquirirmos bens e na falsa ilusão de que estamos proporcionando o melhor para nossos filhos. Na maioria das vezes tentamos suprir nossa presença com presentes e games descartáveis, que no mês seguinte não têm mais nenhum sentido para eles, quando na verdade o que eles precisam é da nossa presença, da nossa atenção, do nosso olhar atento, do nosso carinho e o mais importante: do nosso exemplo. Precisamos refletir e analisar: qual sociedade queremos formar? Pessoas individualistas, que trabalham dia e noite para construir torres e prédios vazios, ou seres humanos sensíveis, que trabalharão para nutrir a esperança, plantar a solidariedade, cultivar o respeito ao próximo, para que juntos todos nós possamos colher um mundo justo e repleto de corações cheios de amor?

Cristhiane Antelo - mãe do Artur Antelo - 7º ano

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Parabéns ao blog

Parabenizo á escola pela iniciativa da criação do blog da escola Hema.Os temas abordados,são muito interessantes,os alunos estão desenvolvendo muito bem os temas propostos,tornando-os conteúdos agradáveis de ler, assim os alunos interagem com os colegas e com toda a família na execução das pesquisas.O gosto pela leitura se torna visível, quando vejo minha filha Rhaysa procurando informações na internet,livros,e revistas.

O tema '' educação na escola'' é importante para o reforço dos valores, que nossas crianças devem adquirir em casa. A educação deve vir do seio familiar, que agregados ao aprendizado e disciplina da escola,contribuirão para a formação do caráter de nossos filhos. Os conhecimentos e aprendizados irão tornar o futuro de nossos filhos, com condições muito mais adequadas, nesta sociedade tão sedenta de saber , respeito ordem etc... porque o mundo precisa de reformas urgentes para um futuro promissor.

'Sem a educação dos mestres, não tem conhecimento, sem conhecimento não existe futuro".

Shirlei mãe da aluna Rhaysa 7º ano.