quinta-feira, 30 de abril de 2015

Um pouco sobre a história dos números positivos e negativos

          Olá às pessoas do Blog da Escola Hema, nós alunas do 7º ano (Julia Ernst e Marina Gambetá) estamos trazendo algumas curiosidades sobre a Matemática (números positivos e negativos).
Este texto abaixo explica sobre a antiga história dos números positivos e negativos.
Achamos interessante compartilhar com vocês!!!!!
ESPERO QUE GOSTEM! J

 A noção de um número negativo que temos hoje é relativamente recente  comparada com a história da Matemática. Pensar em quantidade negativa era algo ‘’estranho’’ para as civilizações antigas.
 No entanto, os chineses já conheciam os números negativos e tinham o domínio de algumas de suas propriedades, havia aproximadamente três séculos a.C.
 Para realizar cálculos com os números positivos e negativos, os chineses utilizavam duas coleções de barras vermelhas e pretas. As barras vermelhas indicavam os números positivos e as pretas, os números negativos. Entanto, os chineses não aceitavam a ideia de um numero negativo como solução de uma equação.
        Os símbolos “+” e “-‘’ que conhecemos hoje foram introduzidos aproximadamente em 1489 por um professor alemão chamado Johann Widman (nascido por volta de 1460) em um livro de aritmética comercial. Nesse livro, o símbolo “+” representava excesso e o “-“ deficiência, em medidas nos armazéns. Nele, os tais símbolos não tinham significados de adição e subtração de hoje, pois, até então essas operações eram indicadas pela letra P (de piu, “mais”) e M (de minus, “menos”).

Retiramos do livro de matemática do 7º ano Projeto Radix.

3 comentários:

  1. Adorei a curiosidade. Parabéns minhas amadas alunas! beijos da prof. MARCIA

    ResponderExcluir
  2. Que interessante meninas...Aprendi com vocês e fico feliz de saber que a matemática, a grande vilã das escolas não é esse bicho papão para os alunos da nossa escola...Parabéns...Aline.

    ResponderExcluir