quinta-feira, 30 de abril de 2015

Um pouco sobre a história dos números positivos e negativos

          Olá às pessoas do Blog da Escola Hema, nós alunas do 7º ano (Julia Ernst e Marina Gambetá) estamos trazendo algumas curiosidades sobre a Matemática (números positivos e negativos).
Este texto abaixo explica sobre a antiga história dos números positivos e negativos.
Achamos interessante compartilhar com vocês!!!!!
ESPERO QUE GOSTEM! J

 A noção de um número negativo que temos hoje é relativamente recente  comparada com a história da Matemática. Pensar em quantidade negativa era algo ‘’estranho’’ para as civilizações antigas.
 No entanto, os chineses já conheciam os números negativos e tinham o domínio de algumas de suas propriedades, havia aproximadamente três séculos a.C.
 Para realizar cálculos com os números positivos e negativos, os chineses utilizavam duas coleções de barras vermelhas e pretas. As barras vermelhas indicavam os números positivos e as pretas, os números negativos. Entanto, os chineses não aceitavam a ideia de um numero negativo como solução de uma equação.
        Os símbolos “+” e “-‘’ que conhecemos hoje foram introduzidos aproximadamente em 1489 por um professor alemão chamado Johann Widman (nascido por volta de 1460) em um livro de aritmética comercial. Nesse livro, o símbolo “+” representava excesso e o “-“ deficiência, em medidas nos armazéns. Nele, os tais símbolos não tinham significados de adição e subtração de hoje, pois, até então essas operações eram indicadas pela letra P (de piu, “mais”) e M (de minus, “menos”).

Retiramos do livro de matemática do 7º ano Projeto Radix.

Multiplicação e Divisão de Números Inteiros

Olá internet, somos dois alunos da escola Hema, Levi e Ícaro, e estamos trazendo para vocês a MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO  de números inteiros:

                
Multiplicação:

Para multiplicar um número positivo por outro negativo, em qualquer ordem, multiplicamos os valores absolutos e damos ao produto o sinal negativo. 

Exemplo:

(+5)∙(-6)=-30
(-9)∙(+3)=-27

Para multiplicar um número negativo com outro número negativo, multiplicamos os valores absolutos e damos ao produto o sinal positivo. 

Exemplo:

 (-9)∙(-3)=+27   
 (-4)∙(-5)=+20

Para multiplicar um número positivo com outro número positivo, multiplicamos os valores absolutos e damos ao produto o sinal positivo. 

Exemplo:

(+5)∙(+4)=+20
(+5)∙(+5)=+25

Divisão:

Para dividirmos números inteiros de mesmo sinal, o quociente é positivo; Se dividirmos números inteiros de sinais contrários, o quociente é negativo. Após, verificar qual será o sinal do quociente, dividimos os valores absolutos, como se faz com números naturais. 

Exemplo:

(+56):(+7)=+8
(-60):(-1)=+60

Agora números de sinais contrários:

(+32):(-16)=-2
(+5):(-5)=-1

Obrigado pela Atenção! :) 


Plantas Carnívoras fazem Fotossíntese?


    Quando pensamos em plantas, só vem à nossa cabeça a possibilidade delas conseguirem seus nutrientes pelas raízes (água e minerais) e também da fotossíntese (glicose). Isso confunde, quando, por exemplo, vemos uma planta que se alimenta de outros animais. As chamadas plantas carnívoras ou, na sua maioria as plantas insectívoras.
    Existe uma grande diversidade de plantas que acabam consumindo nutrientes de forma diferente que esperamos quando falamos sobre o reino vegetal. Estas plantas diferentes podem consumir desde pequenos insetos como animais maiores: pequenos anfíbios, répteis, aves e até mamíferos.
    E então você se pergunta: Elas se alimentam de insetos e outros animais para conseguir esta energia?
Tais plantas capturam estes animais, pois vivem em solos pobres em nitrogênio e a proteína da presa é essencial para produzir compostos essenciais que participam de diversas reações que mantém a planta viva, sendo um destes processos a fotossíntese.
Portanto, estas plantas realizam fotossíntese como tantas outras plantas. A captura é feita por folhas modificadas, mas ela ainda mantém células com cloroplastos. As únicas plantas que não fazem fotossíntese não tem a cor verde característica da clorofila e vivem parasitando outras plantas para sobreviver (Monótropa uniflora e cipó-chumbo).
Também existem diferentes mecanismos de captura. Estas folhas modificadas produzem químicos que atraem as presas e também apresentam estruturas pegajosas que capturam elas.
Algumas formam estruturas foliares em forma de poço onde o inseto ou outro animal não consegue sair ou como em algumas espécies que têm um mecanismo sensível ao toque que, através da perda de água, faz com que a folha se feche e, adeus para o bichinho... Ele será digerido por enzimas que vão dissolver todo o material orgânico, disponibilizando as moléculas necessárias para a sobrevivência da planta.
    O interessante é ver que vários tipos diferentes de plantas que não têm nenhuma relação de parentesco evolutivo apresentam tal hábito. Isto quer dizer que plantas insectívoras e/ou carnívoras apresentam uma evolução paralela, em que esta adaptação apareceu diversas vezes durante a história evolutiva.


Resultado de imagem para plantas carnivoras em desenho
Nossa opinião a respeito do assunto:

Pensávamos que as plantas carnívoras só se alimentavam de insetos, não faziam mais nada, além disso. Isto foi o que motivou nossa pesquisa.
        Após nosso estudo, descobrimos que as plantas carnívoras são plantas que têm a mesma função que uma planta normal só que comem insetos.
Grupo: Bixcoito
Matéria: Ciências
  


    Nosso grupo se chama BIXCOITO. Formamos uma equipe porque nos damos bem juntos!!! Esse nome surgiu no meio de nossa aula onde estava perto do intervalo e começamos a zoar com o nosso lanche porque sempre trazíamos biscoito para comer e todos dividiam. Assim surgiu o grupo do BIXCOITO.
    Nossos pais são parceiros do blog e irão postar algumas ideias interessantes, fiquem ligados!!!



Integrantes: Artur, Vinicios, Bruno, Sofia, Laura.



segunda-feira, 27 de abril de 2015

Nosso pequeno grande mundo...

         O Projeto Anual da Escola Hema não poderia ser de outra forma até porque a era digital está imposta a nós todos os dias das nossas vidas. Tudo é por via digital, trabalhamos ligados ao computador, vamos a caixas eletrônicos ligados a um sistema central, usamos smartfones, ifones em todos os lugares que estamos, fazemos reservas em locais de passeios, restaurantes inclusive viagens via internet. Temos redes sociais as quais compartilhamos nossos interesses com o mundo todo. E se pararmos para pensar nós que nascemos nos anos 80 jamais imaginaríamos que a nossas vidas iam se tornar tão cibernéticas.
       Agora temos que nos igualarmos a esse mundo virtual encima das nossas escolas criadas no século XIX com professores do século XX e alunos do século XXI, nos desvincilhando das amarras e encarando as novas descobertas. 
     Estou encantada com o trabalho criado pelos nossos professores do Ensino Fundamental II, onde fazendo a união de conteúdo e internet foi criado o primeiro Blog da nossa escola. Tenho certeza que dará muito certo afinal os alunos além de mim estão mais empolgados do que nunca.
Parabéns a todos os envolvidos estou orgulhosa de fazer parte dessa Equipe!!!

Aline Barros
Coordenadora Pedagógica.

sábado, 25 de abril de 2015

À família dos nossos alunos, nosso projeto do blog!!!!

   A novidade deste projeto é a participação "voluntária" das famílias.
   Convidamos todos aqueles engajados e comprometidos com o grande desafio, que é a educação dos filhos, a compartilhar experiências, leituras e vivências através do nosso blog.
   Esta parceria será fundamental para o nosso projeto, portanto a grande proposta da equipe HEMA está lançada.
   Vamos descobrir juntos???


Equipe HEMA.

Nosso Primeiro Passo para o Projeto

A galera animada no sábado!!!!